terça-feira, 22 de novembro de 2016

22 de Novembro: Dia do Músico


O dia 22 de novembro é dedicado aos que fazem da música a sua profissão. A data escolhida é também o dia em que se comemora o dia de Santa Cecília, mártir da igreja católica.

Santa Cecília

A história de Santa Cecília é narrada no Breviarium Romanum, e conta a saga da jovem que dedicou sua vida ao celibato e à fé católica.

Segundo o relato, Cecília foi uma jovem que, desde a infância, decidiu viver na castidade e ao monastério. Porém, seu pai obrigou-a a casar-se com Valeriano. É provável que esta tenha vivido no século I d.C..


Após o casamento forçado, Cecília teria convencido Valeriano a viver na castidade ao relatar-lhe  “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. 

Na mesma noite, converteu o então pagão Valeriano ao cristianismo, além do irmão deste, Tibúrcio, e Maximo, seu amigo. O prefeito de Roma, Turcius Almachius, sabendo das conversões, ordenou aos três homens que renegassem sua nova fé sob pena de morte. Após a negativa, foram condenados à morte e decapitados.

Cecília então distribuiu todos os seus bens aos pobres e, logo em seguida, foi também levada à julgamento. Obrigada a renegar sua fé e render graças aos deuses romanos, ela se nega, conseguindo converter os soldados à fé cristã. Turcius então condena-a à morte por asfixia de vapores de água fervente. Mesmo mergulhada nessas águas, ela teria escapado ilesa, sendo sentenciada então à decapitação. O carrasco teria desferido 3 golpes e não teria conseguido separar a cabeça do corpo de Cecília, que sobreviveu por 3 dias em agonia, morrendo em consequência dos ferimentos.

Reza a lenda que, durante a tortura a qual era imposta, Cecília entoava cantos religiosos. Também é dito que a mártir, ao ouvir o som dos instrumentos musicais no dia do casamento, teria feito a seguinte oração: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”.

Embora o martírio tenha ocorrido provavelmente em 177 d.C., o corpo intacto de Santa Cecília foi encontrado no século XV, e então ela foi canonizada e a data de 22 de novembro é dedicada à sua memória e, consequentemente, também tornou-se a data de comemoração do Dia da Música e do Músico.
Estátua que mostra a posição na qual foi encontrado o corpo de Santa Cecília

A mitologia Grega

O nome Música vem do grego Mousikê, e significa "arte das musas". Segundo a mitologia, a música teria nascido após a derrota dos titãs à partir de um pedido feito a Zeus de criar divindades para cantar os feitos e vitórias dos deuses.

Zeus então deitou-se com a deusa da memória Mnemosina por 9 noites consecutivas, gerando 9 musas (Clio, Euterpe, Talia, Melpômene, Terpsícore, Érato, Polímnia, Urânia e Calíope ou Caliopéia). A cada uma, foi destinada uma área específica de artes e ciências. Coube a Euterpe ser a protetora da Música


Euterpe fazia parte do cortejo de Apolo, que é considerado o deus da Música na Ilíada. Outros mitos gregos ligados à música estão Orfeu, Hermes e a figura dos sátiros (faunos para os romanos)

Parceiro:Casa da Musika

Nenhum comentário:

Postar um comentário